Manual do Usuário

Elemento da marca que representa a empresa RTM em cinza Elemento da marca que representa a empresa RTM em cinza

Glossário

Participante: - instituição que seguiu o processo de contratação dos serviços da Plataforma Hub Fundos RTM e está apto a utilizar o sistema. O Participante é identificado por seu CNPJ e de acordo com este registro, poderá ter mais de 1 papel dentro do sistema. O Participante está relacionado a 1 ou mais Fundos, através do papel de Distribuidor e/ou Administrador e/ou Gestor e/ou Custodiante.

Usuário: - identificação da pessoa que acessa a Plataforma Hub Fundos RTM, através de um login e uma senha. A cada usuário está relacionado um Participante, um Papel e um Perfil, o que dá direito a desempenhar um determinado papel e executar funções específicas no sistema.

Papel – identificação do usuário para acessar e desempenhar sua função na Plataforma Hub Fundos RTM. O Usuário pode ter os seguintes papéis conforme o Participante que ele representa: Distribuidor, Administrador, Custodiante, Gestor.

Perfil – conjunto de permissões atribuídas a cada usuário para acesso e utilização das diversas funcionalidades da Plataforma Hub Fundos RTM. Na plataforma estão previstos os seguintes perfis: Sys Admin (somente usuário RTM), Supervisor, Operador, Consultador.

Criação de senha - regras de formação

  1. A senha deve ter um mínimo de 12 caracteres.
  2. Ao menos 1 caractere minúsculo.
  3. Ao menos 1 caractere maiúsculo.
  4. Ao menos 1 caractere especial.
  5. Ao menos 1 digito.
  6. Não pode ser um endereço de e-mail.
  7. Não pode ser nome do usuário.

Cadastro de Participante

Função que permite cadastrar a instituição Participante (Distribuidor, Gestor, Administrador e Custodiante) na Plataforma Hub Fundos. Nesta função é possível criar, alterar, inativar, bloquear e consultar um Participante.

A carga inicial dos Participantes é realizada a partir da base de dados do Anbima Feed. Portanto, todos os “Prestadores de Serviço” existentes no Anbima Data, são cadastrados na Plataforma HUB Fundos RTM, com status = Inativo. Após processo de contratação dos serviços da Plataforma Hub Fundos RTM ter sido finalizado, a RTM (perfil SysAdmin), complementa as informações do cadastro do Participante e altera seu status para Ativo, tornando-o apto a operar na Plataforma HUB Fundos RTM.

Novo Participante: Novo Participante: função que permite cadastrar um participante na Plataforma HUB Fundos RTM. Devem ser informados os dados da instituição Participante como CNPJ, razão social, CEP, endereço, cidade, dados para liquidação B3, informações do contato legal e contato operacional como nome, telefone, e-mail, etc.

Imagem demonstrando o processo de criar um novo participante

Ao selecionar a opção Novo Participante, a plataforma apresenta a tela abaixo para preenchimento, todos os campos deverão ser preenchidos e para avançar clique no botão próximo. À medida que os dados são preenchidos é possível verificar ao lado.

Imagem demonstrando o processo de criar um novo participante
Imagem demonstrando o processo de criar um novo participante
Imagem demonstrando o processo de criar um novo participante
Imagem demonstrando o processo de criar um novo participante
Imagem demonstrando o processo de criar um novo participante

Ver Participantes: função que permite consultar os Participantes cadastrados na Plataforma HUB Fundos RTM. Todos os usuários – Supervisor, Operador e Consultador – podem visualizar a lista dos Participantes cadastrados.

Imagem demonstrando o processo de ver participante

Ao selecionar a opção Ver Participante, a plataforma apresenta a tela abaixo:

Imagem demonstrando o processo de ver participante

Ver Participantes->Detalhes: ao clicar no hiperlink da coluna Nome da lista de Participantes, permite consultar os detalhes do cadastro do Participante. Esta função está disponível para acesso somente dos usuários com perfil Supervisor, Operador e Consultador do próprio Participante.

Ver Participantes->Editar: permite alterar algumas informações cadastrais do Participante. Esta função está disponível somente para usuário RTM que procederá com as alterações conforme definido no regulamento da Plataforma HUB Fundos RTM.

Ao clicar no botão Editar, a plataforma apresenta a tela abaixo:

Imagem demonstrando o processo de ver participante
Imagem demonstrando o processo de ver participante
Imagem demonstrando o processo de ver participante
Imagem demonstrando o processo de ver participante

Cadastro de Usuário

Função que permite cadastrar o usuário final para acessar o sistema. Nesta função é possível criar, alterar, inativar, bloquear e consultar um usuário.

  • O usuário está sempre relacionado a um Participante cadastrado na Plataforma HUB Fundos RTM.
  • O primeiro usuário da instituição Participante com perfil Supervisor é criado pela RTM.
  • Demais usuários (perfil Supervisor, Operador ou Consultor) da instituição são criados pelo usuário Supervisor da própria instituição Participante.
  • A RTM poderá criar usuários Supervisor, Operador e Consultor para qualquer Instituição.

Participante X Usuario

Um diagrama representando a relação participante x usuário.

Usuário

Um diagrama representando a relacão do usuário com o sistema.

Novo Usuário: função que permite criar usuários para acesso à Plataforma HUB Fundos RTM. Devem ser informados os dados pessoais como nome, e-mail, Instituição Participante, Perfil, Papel do Usuário, entre outros. Ao indicar o Papel (Distribuidor, Gestor, Administrador ou Custodiante) do usuário no momento do seu cadastro, define-se qual será a atuação do mesmo na Plataforma.

Esta função está disponível para usuário RTM (perfil SysAdmin) e Usuário Perfil Supervisor do Participante.

Uma imagem da tela do site da RTM mostrando a opção 'Novo Usuário'.

Ao selecionar a opção Novo Usuário, a plataforma apresenta a tela abaixo:

Uma imagem da tela do site da RTM mostrando o que aparece ao clicar na opção 'Novo Usuário'.
Uma imagem da tela do site da RTM mostrando o que aparece ao clicar na opção 'Novo Usuário'.
Uma imagem da tela do site da RTM mostrando o que aparece ao clicar na opção 'Novo Usuário'.

Acesso a Plataforma HUB Fundos RTM

Diagrama mostrando cadastros e acessos no sistema.

Ver Usuário: permite consultar os usuários cadastrados na instituição Participante do usuário logado. Os usuários com perfil Supervisor, Operador e Consultador poderão visualizar a lista de todos os usuários cadastrados na sua Instituição Participante.

Tela do site RTM mostrando a opção 'Ver Usuários'.

Ao selecionar a opção Ver Usuários, a plataforma apresenta a tela abaixo:

Tela mostrando o que aparece ao clicar na opção 'Ver Usuário'.

Detalhes: ao clicar no hiperlink da coluna Nome da lista de usuários, a Plataforma HUB Fundos permite consultar os detalhes do cadastro do usuário.

Os detalhes do cadastro do usuário podem ser acessados somente pelo próprio usuário ou pelo usuário Supervisor da Instituição Participante.

Editar: função que permite alterar algumas informações cadastrais do usuário, tais como Área de Ocupação, Status, Número Telefone, Perfil, Papel, inclusive inativar ou bloquear o seu acesso a Plataforma HUB Fundos, através da alteração do campo Status.

Função disponível para acesso somente do usuário Supervisor da mesma instituição Participante

Tela do site RTM mostrando a opção 'Editar Usuário'.

Cadastro de Fundos

Permite cadastrar o Fundo de Investimento que será negociado pelos Participantes da Plataforma HUB Fundos RTM. Nesta função é possível criar, alterar, aprovar, inativar, bloquear e consultar um Fundo de Investimento.

O Cadastro de fundos pode ser alimentado de 2 formas na Plataforma:

Manualmente, através da função Novo Fundo e;

Automaticamente, utilizando como base principal os dados da Anbima disponíveis no Anbima Feed. Na Plataforma Hub Fundos RTM, existe um processo em que após a importação dos dados do Anbima Feed, o Administrador do Fundo em questão deve acessar para validar, complementar e aprovar estes dados para que o Fundo de Investimento possa ser negociado.

Carga automática:

Rotina Inicial

A primeira carga do cadastro Fundos RTM será utilizando o Anbima Feed. Todos os campos do Anbima Feed deverão ser importados para o Cadastro Fundos RTM. Os fundos e todos seus prestadores de serviço (Distribuidor, Gestor, Administrador e Custodiante) serão importados para o cadastro Fundos RTM com o status = Incluído e Origem = Anbima.

O Administrador deverá acessar o cadastro Fundos RTM e utilizar a função Fundos->Ver Fundos ->Editar para:

  • validar e/ou alterar as informações de dados cadastrais importadas do Anbima Feed, complementar as informações se necessário, e alterar o status de Incluído para Ativo ou Inativo;
  • incluir um Distribuidor e/ou validar o que foi importado do Anbima Feed e Ativar ou Inativar algum Distribuidor daquele fundo.
  • validar os demais prestadores de serviço daquele fundo (Gestor, Administrador e Custodiante) ativando ou inativando ou mesmo substituindo o existente.

A Plataforma HUB Fundos RTM avisará o Distribuidor quando seu relacionamento com um determinado Fundo for Ativado ou Inativado.

Rotina para Atualização do Cadastro de Fundos RTM

  1. O cadastro dos Fundos de Investimento na Plataforma Hub Fundos RTM será atualizado todos os dias, utilizando a data de atualização das APIs Anbima, ou seja, qualquer alteração ocorrida na base de dados do Anbima Feed, o cadastro Fundos de Investimento da Plataforma Hub Fundos será atualizado com os novos dados do Anbima Feed, com exceção dos campos complementados manualmente pelo Administrador. Neste caso, se houver alguma diferença entre o dado do Cadastro Fundo RTM e o dado do Anbima Feed (somente os dados complementados pelo Administrador), ele deverá ter seu status = Alterado e ficará disponível para que o Administrador possa validar e aceitar ou não a alteração da informação.
  2. Na rotina diária de atualização de dados cadastrais dos Fundos de Investimento na Plataforma Hub Fundos utilizando os dados do Anbima Feed, se houver algum novo Distribuidor para um determinado fundo, este será incluído no cadastro Fundos RTM com status = Incluído e ficará aguardando o Administrador validar e alterar seu status para Ativo ou Inativo.
  3. Na rotina diária de atualização de dados do cadastro dos Fundos de Investimento na Plataforma Hub Fundos utilizando os dados do Anbima Feed, se faltar algum distribuidor que estava anteriormente no cadastro Fundos RTM (status Ativo), o mesmo deverá ter seu status alterado para Excluído para validação da alteração e Inativação pelo Administrador.
  4. Caso o Anbima Feed indique que algum Fundo de Investimento tenha sido encerrado, o fundo deverá ter seu status alterado para Encerrado e o Administrador deverá validar a informação e alterar o status para Inativo ou retornar para Ativo;
  5. Na rotina diária de atualização de dados do cadastro de Fundos de Investimento da Plataforma Hub Fundos utilizando os dados cadastrais do Anbima Feed, se detectada a existência de algum fundo no Anbima Feed que não esteja no Cadastro Fundos RTM, a rotina Carga Inicial do Cadastro Fundos RTM deverá ser executada.
  6. Os Fundos e Distribuidores com status diferente de Ativo não serão utilizados pelo sistema RTM.

Novo Fundo: esta função é disponibilizada como contingência para a rotina de importação dos dados do Anbima Feed. Permite cadastrar os dados básicos do Fundo utilizados nas regras de negócio da Plataforma Hub Fundos.

Existem 3 grupos principais de informações no cadastro de fundos:

Dados Cadastrais: permite validar, alterar e complementar informações como Nome do Fundo, Código Anbima, Horário Máximo de Movimentação, Tipo de Fluxo de Aprovação, etc.

Prestadores de Serviço: permite incluir, alterar ou ativar os Distribuidores, Administrador, Gestor e Custodiante do fundo selecionado.

Movimentação de Cotas: permite validar, alterar e complementar dados como Prazo para emissão de cotas, Prazo para pagamento do resgate, Prazo de conversão do Resgate, Aplicação Inicial Mínima, Aplicação Adicional Mínima, Resgate Mínimo, etc.

Esta função está disponível para acesso do usuário Sys Admin RTM e usuários Supervisor e Operador do Participante Administrador.

Tela do site RTM mostrando a funcionalidade 'Novo Fundo'.

Ao selecionar a opção Novo Fundo, a plataforma apresenta a tela abaixo:

Tela do site RTM mostrando a funcionalidade 'Novo Fundo'.

Ver Fundo: função que permite consultar os Fundos de Investimentos cadastrados na Plataforma HUB Fundos RTM.

Esta função está disponível para acesso de todos os usuários (todos os perfis) da Plataforma Hub Fundos.

Tela do site RTM mostrando a funcionalidade 'Consultar'.

Ao selecionar a opção Consultar, a plataforma apresenta a tela abaixo:

Tela do site RTM mostrando a funcionalidade 'Consultar'.

Ver Fundo->Detalhes: ao clicar no hiperlink do campo Nome da lista de Fundos, a Plataforma HUB Fundos RTM permite consultar os detalhes do cadastro do Fundo.

Esta função está disponível para acesso de todos os usuários (todos os perfis) da Plataforma Hub Fundos.

Ver Fundo->Editar Fundo: permite complementar ou alterar informações cadastrais do Fundo, além de incluir, alterar, excluir, ativar ou inativar um Prestador de Serviço. Esta função está disponível somente para usuário Sys Admin RTM e Usuário Supervisor e Operador do Participante Administrador do fundo em questão.

Tela do site RTM mostrando a funcionalidade 'Editar Fundo'.

As informações a serem validadas, complementadas e aprovadas pelo Administrador são as seguintes:

Dados Cadastrais

  • Horário Máximo de Movimentação
  • Fundo modalidade PCO? -> indicar se o fundo é distribuído na modalidade PCO (Sim, Não)
  • Tipo Fluxo Aprovação -> indicar se o fundo segue o Fluxo 1 (Gestor participa do Processo da aprovação de uma operação) ou Fluxo 2 (Gestor não participa do Processo da aprovação de uma operação.
  • Conta Emissora B3 (Fundo) -> identificação do Fundo na Clearing
  • Nome Simplificado Emissor B3 (Fundo) -> identificação do Fundo na Clearing
Tela do site RTM mostrando a funcionalidade 'Editar Fundo'.

Informações Prestadores de Serviço:

  • CNPJ e Nome Administrador
  • CNPJ e Nome Gestor
  • CNPJ e Nome Custodiante
  • CNPJ e Nome Distribuidor
Tela do site RTM mostrando a funcionalidade 'Editar status dos Prestadores de Serviço'.

Informações de Movimentação

  • Aplicação inicial mínima
  • Aplicação adicional mínima
  • Resgate mínimo
  • Saldo Mínimo aplicado ao fundo
  • Aplicação inicial mínima - PCO
  • Aplicação adicional mínima - PCO
  • Resgate mínimo – PCO
  • Prazo para emissão de cotas
  • Prazo pagamento resgate
  • Prazo de conversão do resgate
  • Carência inicial para 1º resgate
Tela do site RTM mostrando a funcionalidade 'Editar fundo de Investimento'.
Diagrama demonstrando a relação do fundo de investimento com as informações.
Diagrama demonstrando a relação do fundo de investimento com os participantes.

Fluxo de Aprovação da Operação

O sistema permite a parametrização para o fluxo de aprovação de uma operação.

Atualmente existem 2 fluxos de aprovação:

  • Fluxo 1 onde o Gestor participa da aprovação de uma operação.
  • Fluxo 2 onde o Gestor não participa da aprovação de uma operação.

Este fluxo é definido quando o Fundo de Investimento é cadastrado na Plataforma Hub Fundos.

Uma representação gráfica do fluxo de aprovação.
Uma representação gráfica do fluxo de aprovação.

Operações

Função que permite boletar operações de Aplicação, Resgate e Come-Cotas ou fazer upload de arquivos contendo estas operações. Nesta função também é possível consultar as operações e seus status durante o seu ciclo de vida, além de permitir aos Participantes aprovar, complementar dados ou rejeitar uma operação.

A inclusão da operação na Plataforma Hub Fundos é realizada pelo Distribuidor e pode ser boletada de 3 formas:

  • na tela da Plataforma Hub Fundos RTM;
  • através de upload de arquivo – padrões de layout praticados pelo mercado e;
  • através de API - padrão de mensagem ISO20022.

Nova Operação: função que permite boletar operações de Aplicação, Resgate e Come-Cotas. Estas operações são boletadas pelo usuário Supervisor ou Operador do Participante Distribuidor. Ao confirmar a operação, a mesma assume o status Registrada.

Tela do site da RTM mostrando a opção 'Nova Operação'.

Ao selecionar a opção Nova Operação, a plataforma apresenta a tela abaixo, onde o Distribuidor poderá boletar a operação.

Tela do site da RTM mostrando a funcionalidade da opção 'Nova Operação'.
Tela do site da RTM mostrando a funcionalidade da opção 'Nova Operação'.
Tela do site da RTM mostrando a funcionalidade da opção 'Nova Operação'.

Operação - Visão Macro

Um diagrama demonstrando a visão macro da operação.

Upload: permite ao Distribuidor submeter para processamento um arquivo contendo as operações de aplicação, resgate e come-cotas. Estes arquivos poderão ter diversos layouts e formatos que são praticados no mercado. Ao selecionar a opção Upload, o usuário deverá escolher qual o formato padrão para a geração do arquivo. Ex. Anbima, Intrag, BEM, etc.

Ao fazer upload deste arquivo, a Plataforma Hub Fundos faz a validação básica dos campos de cada registro do arquivo, interpreta os diversos domínios de acordo com o layout selecionado e inclui as operações na base de operações da Plataforma Hub Fundos. A partir deste momento as operações estão disponíveis para a seguir o ciclo de vida para aprovação/rejeição e liquidação. Estas operações poderão ser tratadas na própria tela da Plataforma Hub Fundos, transitadas através de APIs e arquivos (através do download realizado na Plataforma Hub Fundos e upload na plataforma do Administrador correspondente). Esta função está disponível somente para Usuários Supervisor e Operador do Participante Distribuidor.

Tela do site da RTM mostrando a opção Upload.

Ao selecionar a opção Upload, a plataforma apresenta a tela abaixo, onde o Distribuidor deve informar qual o arquivo das ordens deverá ser importado para a Plataforma HUB Fundos RTM.

Tela do site da RTM mostrando o funcionamento da opção Upload.

Ver Operações: função que permite ao usuário consultar as operações do Participante relacionadas ao seu login, conforme filtro definido. Esta função está disponível para Usuário Supervisor, Operador e Consultador.

Tela do site da RTM mostrando a opção 'Ver Operações'.

Ao selecionar a opção Ver Operações, a plataforma apresenta a tela abaixo, onde o Usuário poderá ver a lista de operações conforme o filtro escolhido.

Tela do site da RTM mostrando o funcionamento da opção 'Ver Operações'.

Download de Operações: função que permite extrair da Plataforma Hub Fundos RTM as operações selecionadas, conforme o filtro escolhido na opção Ver Operações. Ao selecionar a opção Download, o usuário deverá escolher qual o formato padrão para a geração do arquivo. Ex. Anbima, Intrag, BEM, etc.

Ao clicar na opção Download, a plataforma apresenta a tela abaixo, onde o Usuário poderá salvar em um arquivo, no padrão escolhido, as operações selecionadas no filtro.

Tela do site da RTM mostrando o funcionamento da opção 'Download'.

Consultar->Detalhes: ao clicar no hiperlink do campo Nome da lista de operações, a Plataforma HUB Fundos RTM permite ao usuário consultar as operações do Participante relacionadas ao seu login, conforme filtro definido. Esta função está disponível para Usuário Supervisor, Operador e Consultador.

Consultar->Detalhes->Aprovar/Rejeitar/Complementar informações: função que permite ao usuário consultar o detalhe das operações do Participante relacionadas ao seu login e aprová-las, ou rejeitá-las, dependendo da etapa de processamento em que a operação se encontra no seu ciclo de vida. A função Aprovação ou Rejeição da operação está disponível para Usuário Supervisor e Operador do Participante.

Tela do site da RTM mostrando o funcionamento da consulta de aplicações e resgastes.

Ao clicar no hiperlink da coluna Fundo de Investimento, a plataforma apresenta a tela abaixo, onde o Usuário poderá dar andamento ao processo de Aprovação/Rejeição da operação.

Tela do site da RTM mostrando o funcionamento da aprovação ou rejeição da operação.

Etapas do Ciclo de Vida da Operação

Diagrama mostrando as etapas do ciclo de vida da operação.

Registro da Operação

A inclusão da operação na Plataforma Hub Fundos RTM é realizada pelo Distribuidor. A operação pode ser boletada de 3 formas: na tela da Plataforma Hub Fundos, através de upload de arquivo e através de API. No momento em que a operação é boletada/recebida, o sistema realiza validações básicas dos campos e pode aceitar ou não está operação. Ao aceitar a operação, a mesma assume o status Registrada. Caso seja rejeitada, seu status = Cancelado e o usuário deverá indicar o motivo pelo qual a operação foi rejeitada.

Obs. A boletagem e aprovação da operação poderá ser realizada a qualquer momento, porém, o sistema emitira um alerta, caso a operação seja boletada após o horário limite definido no cadastro de cada Fundo.

Os seguintes campos deverão ser preenchidos, conforme regras de negócio:

Aplicação Resgate ou Come-cotas
CNPJ Fundo ou Código ANBIMA CNPJ Fundo ou Código ANBIMA
Tipo Operação Tipo Operação
1.a Aplicação neste fundo? Identificação do Investidor no Distribuidor
Identificação do Investidor no Distribuidor Identificação do Investidor no Administrador
Identificação do Investidor no Administrador Valor Operação
Valor Operação Qtde Cotas
Data Operação Data Operação
Número Certificado para o Resgate
Penalty Fee
Se Tipo Liquidação = B3
CPF
Conta Cliente Distribuidor
Nome Simplificado Distribuidor
Conta Emissora Fundo
Nome Simplificado Fundo
Código Ativo (IF)
Meu número
Se Tipo Liquidação = TED
Tipo Conta
Banco
Agência
Conta
Dígito Verificador

Demais informações necessárias à boletagem e inerentes a continuidade do processo, tais como Data Liquidação, Data Cotização, Quantidade de Cotas (cotização), Valor da Cota (liquidação), etc deverão ser complementadas ao longo do ciclo de aprovação e liquidação pelos envolvidos na operação.

Registro de Operação – Confirmação da Plataforma Hub Fundos RTM

Diagrama representando a relação Distribuidor com a Plataforma RTM.
Tabela representando a relação Distribuidor com a Plataforma RTM.

Registro de Operação – Rejeição da Plataforma Hub Fundos

Representação gráfica do processo de registro de operação rejeitado.
Tabela do processo de registro de operação rejeitado.

Motivos de rejeição da operação pela Plataforma HUB Fundos RTM

Participantes Administrador não cadastrado
Gestor não cadastrado
Fundo não cadastrado
Fundo CNPJ do Fundo não Informado
CNPJ do Fundo Inválido
Fundo Inexistente
Fundo não disponível para Distribuidor
Fundo não disponível para movimentações
Fundo Suspenso para Aplicações e Resgates
Fundo Encerrado
Operação Investidor não informado
Tipo de Operação Inválido
Tipo de Operação não informado
Valor da aplicação inferior ao permitido
Valor do resgate inferior ao permitido
Grade horária para movimentações encerrada

Processamento da Operação

A operação possui ciclos de processamento diferentes, dependendo do tipo de fluxo de aprovação do fundo negociado (1 ou 2) e tipo de liquidação escolhido no momento da boletagem – TED ou B3.

Fluxo 1 de aprovação prevê a participação obrigatória do Gestor no ciclo de aprovação da operação.

Fluxo 2 de aprovação, o Gestor não participa do ciclo de aprovação da operação, ficando somente ciente de sua boletagem. A operação segue direto para o Administrador aprová-la ou rejeitá-la.

A partir do momento em que a plataforma disponibiliza a operação para a aprovação do Gestor ou do Administrador, a mesma assume o status Em Processamento.

Todos os estímulos que a operação recebe a partir deste momento, são rastreados através das etapas, ou seja, o Participante tem a visibilidade de todo o processo, através do status da operação e da etapa do processamento em que ela se encontra.

Processamento da Operação – Fluxo 1

Diagrama mostrando o fluxo 1 da operação.
Diagrama mostrando o fluxo 1 da operação
Tabela a descrição do fluxo 1 da operação

Processamento da Operação – Fluxo 2

Diagrama representando o fluxo 2 da operação.
Diagrama representando o fluxo 2 da operação.
Tabela com a descrição do fluxo 2 da operação.

Ações por Participante

Durante a etapa de aprovação/rejeição de uma operação, os Participante poderão ter as seguintes atuações:

Um diagrama descrevendo as possiveis ações dos participantes.

Motivos de Rejeição - Gestor

Fundo Fundo Inexistente
Fundo não disponível para Distribuidor
Fundo não disponível para movimentações
Fundo Suspenso para Aplicações e Resgates
Fundo Encerrado
Operação Investidor não informado
Identificação do Investidor Inválida
Valor da aplicação inferior ao permitido
Valor do resgate inferior ao permitido
Grade horária para movimentações encerrada

Motivos de Rejeição - Administrador

Operação Investidor não informado
Identificação do Investidor Inválida
Valor da aplicação inferior ao permitido
Valor do resgate inferior ao permitido
Grade horária para movimentações encerrada
Data de conversão de cotas não informado
Data de conversão de cotas incorreto
Data de conversão de cotas inválido
Data de liquidação de cotas não informado
Data de liquidação de cotas incorreto
Data de liquidação de cotas inválido
Posição remanescente abaixo do mínimo permitido
Posição do investidor insuficiente

Motivos de Rejeição - Custodiante

Operação Investidor não informado
Identificação do Investidor Inválida
Grade horária para movimentações encerrada
Data de conversão de cotas não informado
Data de conversão de cotas incorreto
Data de conversão de cotas inválido
Data de liquidação de cotas não informado
Data de liquidação de cotas incorreto
Data de liquidação de cotas inválido
Posição remanescente abaixo do mínimo permitido
Posição do investidor insuficiente
Liquidação Dados para liquidação não informados
Dados para liquidação inválidos
Grade horária para liquidação encerrada

Liquidação da Operação

A operação terá ciclos de liquidação diferentes, dependendo do tipo de liquidação escolhido no momento da boletagem.

Liquidação - TED

Se o tipo de liquidação selecionado = TED, após a aprovação de todos os envolvidos, o status da operação passará a ser “Aguardando Liquidação” e o Custodiante realizará a liquidação. Ao efetivar a liquidação ou cancelar a operação, o Custodiante retornará para a Plataforma Hub Fundos as informações pertinentes a liquidação de cada operação para que a Plataforma Hub Fundos possa atualizar os dados e informar os participantes sobre a finalização da operação.

Liquidação - Clearing

Se o tipo de liquidação selecionado = B3, ao concluir o ciclo de aprovação, a operação terá seu status alterado para Confirmada. A Plataforma Hub Fundos aguardará 30 minutos a partir da aprovação do Custodiante para enviar à B3 para realizar a liquidação. Durante estes 30 minutos, os Participantes da operação poderão cancelá-la, pois a partir do momento em que a mesma é enviada à Clearing não há mais a possibilidade de cancelamento. Passados os 30 minutos, a operação assume o status Aguardando Liquidação e é enviada para aceitação da Clearing. A Plataforma Hub Fundos enviará as 2 pontas da operação: Emissor (Fundo/Custodiante) e Detentor (Distribuidor/Cotista) para que a B3, ao receber as operações, dê prosseguimento ao ciclo de vida desta operação, conforme previsto em seu processo. Ao receber a operação, a Clearing poderá aceitar ou rejeitar sua liquidação.

9. Liquidação - TED

Atualmente a liquidação das operações com modalidade PCO são realizadas através do envio de TEDs entre o Distribuidor e o Custodiante.

A Plataforma Hub Fundos atuará na etapa de liquidação, dando visibilidade aos envolvidas na operação e auxiliando na troca e atualização das informações.

A transferência do valor correspondente a uma Aplicação é realizada em D0, ou seja, o Custodiante aguarda o depósito do valor em sua conta no dia do lançamento da operação para liquidar ou rejeitar a operação. Neste caso, a cotização da operação e atualização da posição do cotista pode ser realizada em D0 ou D+N, de acordo com o regulamento de cada Fundo, da data de cotização e da divulgação do valor da cota.

Ao confirmar a liquidação da Aplicação, o Custodiante deverá retornar informações como status, Valor Operação, Quantidade de Cotas para que a Plataforma Hub Fundos atualize a operação e envie para todos os envolvidos. Neste caso, a operação terá seu status alterado para Realizada. Caso a liquidação não seja efetivada, o Custodiante deverá informar a Plataforma Hub Fundos o motivo da rejeição e o status da operação será alterado para Cancelada.

A liquidação do resgate é realizada na data prevista pelo regulamento de cada fundo. O Custodiante, poderá rejeitar ou confirmar a liquidação. Ao confirmar, o Custodiante deverá disponibilizar as informações como status, Valor Operação, Quantidade de Cotas, Identificação da TED e Valor da TED para que a Plataforma Hub Fundos atualize e envie a operação atualizada para todos os envolvidos e o status da operação será alterado para Realizada.

No caso de rejeição, o Custodiante deverá indicar o motivo pelo qual a operação não foi liquidada para que a Plataforma Hub Fundos avise todos os envolvidos e altere o status para Cancelada.

A liquidação seguirá o horário estabelecido entre as partes, podendo ser realizada até o horário de fechamento do sistema de liquidação via TED.

Diagrama representando o processo da liquidação TED.
Tabela com a descrição do processo da liquidação TED.

9.1 Aplicação – Cota Abertura (Confirmação Custodiante)

Diagrama representando a confirmação do custodiante para a abertura da cota.
Tabela com a descrição da confirmação do custodiante para a abertura da cota.

9.2 Aplicação – Cota Abertura (Rejeição Custodiante)

Diagrama representando a confirmação do custodiante para a abertura da cota.
Tabela com a descrição da confirmação do custodiante para a abertura da cota.

9.3 Aplicação – Cota Fechamento ou D+n (Confirmação Custodiante)

Diagrama representando a confirmação do custodiante para o fechamento da cota.
Tabela com a descrição do processo de confirmação do custodiante para o fechamento da cota.

9.4 Aplicação – Cota Fechamento ou D+n (Rejeição Custodiante)

Diagrama representando a rejeição do custodiante para o fechamento da cota.
Tabela com a descrição do processo de rejeição do custodiante para o fechamento da cota.

9.5 Resgate

Tabela com a descrição do processo de resgate.

9.6 Resgate – Confirmação Custodiante

Diagrama representando a confirmação do custodiante para o processo de resgate.
Tabela com a descrição da confirmação do custodiante para o processo de resgate.

9.7 Resgate – Rejeição Custodiante

Diagrama representando a rejeição do custodiante para o processo de resgate.
Tabela com a descrição da rejeição do custodiante para o processo de resgate.

10 Liquidação - Clearing

A definir.

11.1 - Macrofluxo de Portabilidade

Tabela com as permissões de acesso. Clique para baixar a imagem

12 – Matriz de Permissão e Acesso

Tabela com as permissões de acesso. Clique para baixar a imagem

13 – Layouts Arquivos Integralização

Padrão 1 - BNY Mellon


  • Datas: dd/mm/aaaa
  • Separador de casas decimais é “.” (ponto)
  • Separador de milhar é “,” (vírgula)
  • As colunas são separadas por “;” (ponto e vírgula)
  • Na primeira linha do arquivo estão os títulos das colunas:

Campo

Descrição

Tipo

Obrigatório

Comentário

ID

Número sequencial

Número

Sim

CODIGO

Código do cotista (no Administrador)

Número

Não

NOME

ID do cotista no Distribuidor

Texto Sim

PRODUTO

CNPJ Fundo

Texto

Sim

TIPO_MOV

Tipo de Movimentação

Texto

Sim

  • A: Aplicação
  • RP: Resgate Parcial
  • RT: Resgate Total
  • RC: Resgate por Quantidade Cotas
  • RI: Resgate pagamento de IR
  • COTAS

    Qtde Cotas

    Número

    Sim

    Só deve ser preenchido para os Tipo de Movimentação:

  • RC (Resgate por Quantidade Cotas)
  • RI (Resgate pagamento de IR)
  • VALOR

    Valor da Ordem

    Número

    Sim

    Só deve ser preenchido para os Tipo de Movimentação:

  • A (Aplicação)
  • RP (Resgate Parcial)
  • RI (Resgate pagamento de IR)
  • NUM_NOTA

    Número Certificado Aplicação (se informado no resgate)

    Número

    Não

    Só deve ser preenchido para resgate de uma nota específica

    FORMA

    Forma de Liquidação

    Texto

    Sim

  • CETIP - Caso selecionado, obrigatório preenchimento do campo NUMERO_CONTA com a conta CETIP para cotistas que possuam mais de uma conta cadastrada.
  • TED
  • NUMERO_BANCO

    Número do banco

    Número

    Sim

    Obrigatório somente para tipo de movimentação diferente de (A) Aplicação

    NUMERO_AGENCIA

    Agência

    Número

    Sim

    Obrigatório somente para tipo de movimentação diferente de (A) Aplicação

    NUMERO_CONTA

    Conta (se tipo de liquidação = TED)

    Conta Cliente Distribuidor (se tipo de liquidação = B3)

    Número

    Sim

    Obrigatório somente para tipo de movimentação diferente de (A) Aplicação

    DIGITO_VERIFICADOR

    Dígito Verificador

    Número

    Sim

    Obrigatório somente para tipo de movimentação diferente de (A) Aplicação

    TIPO_CONTA

    Tipo Conta

    Texto

    Sim

  • CD - Conta depósito
  • CC - Conta corrente
  • ORDEM_ADM

    Ordem administrativa

    Binário

    Sim

  • 0 - Não
  • 1 - Sim
  • PGTO_PENALTYFEE

    Penalty Fee (se informado no resgate)

    Binário

    Sim

  • 0 - Não pagar penalty
  • 1 - Pagar penalty
  • DIAS_PENALTYFEE

    Branco

    Número

    Sim

    Campo descontinuado. Sempre digito 0

    PRODUTO_DESTINO

    CNPJ do fundo destino da ordem de resgate para transferência

    Texto

    Não

    Só deve ser transferido para ordens de transferência entre fundos

    ORDEM_ORIGEM

    Branco

    Texto

    Sim

    Sempre em branco

    USAR_LIMITES_DIFERENCIADOS

    Flag para limites diferenciados para funcionários

    Binário

    Sim

  • 0 - Não funcionário
  • 1 - Funcionário
  • CPF_CNPJ

    CNPJ Distribuidor

    Texto

    Sim

    DATA_AGENDAMENTO

    Data de agendamento da criação da ordem

    Data

    Não

    COD_EXTERNO

    Código usado para identificar ordens criadas por outros sistemas

    Número

    Não

    COD_FUNDO

    Código do fundo

    Número

    Não


    Padrão Anbima


    • Datas: dd/mm/aaaa
    • Separador de casas decimais é “.” (ponto)
    • Separador de milhar é “,” (vírgula)
    • As colunas são separadas por “;” (ponto e vírgula)
    • Na primeira linha do arquivo estão os títulos das colunas:

    Campo

    Descrição

    Tipo

    Obrigatório

    Comentário

    ID

    Número sequencial

    Número

    Sim

    CODIGO

    Código do cotista (no Administrador)

    Número

    Não

    NOME

    ID do cotista no Distribuidor

    Texto Sim

    PRODUTO

    CNPJ Fundo

    Texto

    Sim

    TIPO_MOV

    Tipo de Movimentação

    Texto

    Sim

  • A: Aplicação
  • RP: Resgate Parcial
  • RT: Resgate Total
  • RC: Resgate por Quantidade Cotas
  • RI: Resgate pagamento de IR
  • COTAS

    Qtde Cotas

    Número

    Sim

    Só deve ser preenchido para os Tipo de Movimentação:

  • RC (Resgate por Quantidade Cotas)
  • RI (Resgate pagamento de IR)
  • VALOR

    Valor da Ordem

    Número

    Sim

    Só deve ser preenchido para os Tipo de Movimentação:

  • A (Aplicação)
  • RP (Resgate Parcial)
  • RI (Resgate pagamento de IR)
  • NUM_NOTA

    Número Certificado Aplicação (se informado no resgate)

    Número

    Não

    Só deve ser preenchido para resgate de uma nota específica

    FORMA

    Forma de Liquidação

    Texto

    Sim

  • CETIP - Caso selecionado, obrigatório preenchimento do campo NUMERO_CONTA com a conta CETIP para cotistas que possuam mais de uma conta cadastrada.
  • TED
  • NUMERO_BANCO

    Número do banco

    Número

    Sim

    Obrigatório somente para tipo de movimentação diferente de (A) Aplicação

    NUMERO_AGENCIA

    Agência

    Número

    Sim

    Obrigatório somente para tipo de movimentação diferente de (A) Aplicação

    NUMERO_CONTA

    Conta (se tipo de liquidação = TED)

    Conta Cliente Distribuidor (se tipo de liquidação = B3)

    Número

    Sim

    Obrigatório somente para tipo de movimentação diferente de (A) Aplicação

    DIGITO_VERIFICADOR

    Dígito Verificador

    Número

    Sim

    Obrigatório somente para tipo de movimentação diferente de (A) Aplicação

    TIPO_CONTA

    Tipo Conta

    Texto

    Sim

  • CD - Conta depósito
  • CC - Conta corrente
  • ORDEM_ADM

    Ordem administrativa

    Binário

    Sim

  • 0 - Não
  • 1 - Sim
  • PGTO_PENALTYFEE

    Penalty Fee (se informado no resgate)

    Binário

    Sim

  • 0 - Não pagar penalty
  • 1 - Pagar penalty
  • DIAS_PENALTYFEE

    Branco

    Número

    Sim

    Campo descontinuado. Sempre digito 0

    PRODUTO_DESTINO

    CNPJ do fundo destino da ordem de resgate para transferência

    Texto

    Não

    Só deve ser transferido para ordens de transferência entre fundos

    ORDEM_ORIGEM

    Branco

    Texto

    Sim

    Sempre em branco

    NUM_ORDEM

    Código usado para identificar a ordem de passivo criada com sucesso no sistema

    Número

    Não

    USAR_LIMITES_DIFERENCIADOS

    Flag para limites diferenciados para funcionários

    Binário

    Sim

  • 0 - Não funcionário
  • 1 - Funcionário
  • CPF_CNPJ

    CNPJ Distribuidor

    Texto

    Sim

    RESULTADO

    Descrição do resultado

    Texto

    Não

    14 – Layouts Arquivos Portabilidade

    Arquivo Solicitação de Portabilidade


    Campo

    Formato

    Descrição

    Obrigatório

    PROTOCOLO

    String (12) Hexadecimal (A-Z, 0-9)

    Código identificação da Operação de Portabilidade gerado pela Plataforma utilizando o CNPJ Fundo e o CODIGO DO CLIENTE como chave única por arquivo

    N

    CONTA CEDENTE

    String (20)

    Identificação do Investidor no Distribuidor Cedente

    S

    CONTA CESSIONARIO

    String (20)

    Identificação do Investidor no Distribuidor Cessionário

    S

    CNPJ DO FUNDO

    String (14)

    CNPJ do Fundo

    S

    CNPJ CEDENTE

    String (14)

    CNPJ do Distribuidor Cedente

    S

    CNPJ CESSIONARIO

    String (14)

    CNPJ do Distribuidor Cessionário

    S

    MODALIDADE

    String (20)

    PCO_PCO
    PCO_DIRETO
    DIRETO_PCO
    DIRETO_DIRETO

    S

    DATA_HORA SOLICITACAO

    Datetime
    DD/MM/AAAA HH:MM:SS

    Data/Hora em que o Cedente recebe a Solicitação de Portabilidade

    N

    STATUS CEDENTE

    Texto (20)

    APROVADA
    REJEITADA
    Preenchida pelo Cedente

    S

    MOTIVO DA REJEICAO

    String (2)

    Motivo pelo qual a portabilidade foi rejeitada (seja por qualquer um dos participantes)

    Obrigatório se status = REJEITADA

    DATA_HORA RESPOSTA CESSIONARIO

    Datetime
    DD/MM/AAAA
    HH:MM:SS

    Data/Hora em que o Cessionário recebe a Solicitação de Portabilidade Preenchida pela Plataforma quando o Cessionário realiza o upload da carta para o administrador

    N

    STATUS CESSIONARIO

    Texto (20)

    APROVADA
    REJEITADA
    Preenchida pela Plataforma quando o Cessionário realiza o upload da carta para o administrador

    N

    CODIGO DO CLIENTE

    String (20)

    Código interno do cliente na corretora (Sinacor)

    S

    Arquivo Posição (Layout ANBIMA)


    Campo

    Formato

    Descrição

    Obrigatório

    CONTA ADM CEDENTE

    String (20)

    Código do cliente no Administrador

    N

    CODIGO DO CLIENTE

    String (20)

    Código interno do cliente na corretora (Sinacor)

    S

    NOME DO CLIENTE

    String (60)

    Nome do Cliente

    S

    CPF/CGC

    String (14)

    CPF ou CNPJ da conta

    S

    CNPJ FUNDO

    String (14)

    CNPJ do Fundo

    S

    DESCRICAO DO FUNDO

    String (40)

    Razão social do Fundo

    S

    NOTA

    String (40)

    Número de identificação do certificado

    S

    DATA DA MOVIMENTACAO

    Date
    DD/MM/AAAA

    Data original da cotização da aplicação (nos casos de cisão/incorporação será a data no fundo que deu origem a posição)

    S

    APLICACAO ORIGINAL

    Decimal (8)

    Valor aplicado original descontado de movimentações (resgate, Resgate de IR e amortizações de principal), considerando a aplicação que deu origem a posição (ocorre com cisão/incorporação).

    N

    DATA DA POSICAO

    Date
    DD/MM/AAAA

    Data da cota da posição (do arquivo)

    S

    QUANTIDADE DE COTAS

    Decimal (8)

    Saldo em cotas na data de posição do arquivo

    S

    VALOR DA COTA

    Decimal (8)

    Valor da cota na data da posição (do arquivo)

    S

    VALOR BRUTO

    Decimal (8)

    Valor Bruto

    S

    IR

    Decimal (8)

    Valor do Imposto de Renda

    N

    IOF

    Decimal (8)

    Valor do IOF

    N

    VALOR LIQUIDO

    Decimal (8)

    Valor Líquido

    N

    IDADE NOTA

    Number (4)

    Quantidade de dias entre a data de aplicação original (se atentar para casos de cisão e incorporação) e a data atual informada no arquivo de posição. Para casos que passaram por cisão/incorporação a definição de alíquotas considera como data original a data de cotização da aplicação no fundo que deu origem a posição.

    N

    DATA ULTIMO RESGATE IR

    Date
    DD/MM/AAAA

    Na maioria das vezes é o come-cotas, mas alterações de características do fundo podem demandar cortes de IR. Ex: mudança de classificação tributária.

    N

    VALOR COTA ULTIMO RESGATE IR

    Decimal (8)

    Na maioria das vezes é o come-cotas, mas alterações de características do fundo podem demandar cortes de IR. Ex: mudança de classificação tributária.

    N

    DISTRIBUIDOR

    String (40)

    Identificação da instituição cedente

    S

    PROTOCOLO

    String (12) Hexadecimal(A-Z,0-9)

    Código identificação da Operação de Portabilidade gerado pela Plataforma utilizando o CNPJ Fundo e o CODIGO DO CLIENTE como chave única por arquivo

    N

    Arquivo Movimentação (Layout ANBIMA)


    Campo

    Formato

    Descrição

    Obrigatório

    CONTA ADM CEDENTE

    String (20)

    Código do cliente no Administrador

    N

    CNPJ FUNDO

    String (14)

    CNPJ do Fundo

    S

    DESCRICAO DO FUNDO

    String (40)

    Razão social do Fundo

    S

    DATA DA MOVIMENTACAO

    Date
    DD/MM/AAAA

    Data da Movimentação

    S

    DATA DA COTIZACAO

    Date
    DD/MM/AAAA

    Data da Cotização

    S

    CODIGO DO CLIENTE

    String (20)

    Código interno do cliente na corretora (Sinacor)

    S

    NOME DO CLIENTE

    String (60)

    Nome do Cliente

    S

    CPF/CGC

    String (14)

    CPF ou CNPJ da conta

    S

    CODIGO DA MOVIMENTACAO

    String (20)

    Código utilizado para identificar o tipo de movimentação

    N

    TIPO DA MOVIMENTACAO

    String (20)

    APLICACAO
    RESGATE_PARCIAL
    RESGATE_TOTAL
    RESGATE_COTAS
    RESGATE_IR
    PENALTY
    RESGATE_BRUTO
    RESGATE_LÍQUIDO

    S

    QUANTIDADE DE COTAS

    Decimal (8)

    Quantidade de Cotas

    S

    VALOR DA COTA

    Decimal (8)

    Valor da Cota

    S

    VALOR BRUTO

    Decimal (8)

    Valor Bruto

    S

    IR

    Decimal (8)

    Valor do Imposto de Renda

    N

    IOF

    Decimal (8)

    Valor do IOF

    N

    VALOR LIQUIDO

    Decimal (8)

    Valor Líquido

    N

    NOTA DA APLICACAO

    String (40)

    Nota da Aplicação

    N

    RENDIMENTO BRUTO

    Decimal (8)

    Rendimento Bruto

    N

    CODIGO DA ORDEM

    String (40)

    Número de identificação do certificado

    S

    DISTRIBUIDOR

    String (40)

    Identificação da instituição cedente

    N

    PROTOCOLO

    String (12) Hexadecimal (A-Z,0-9)

    Código identificação da Operação de Portabilidade gerado pela Plataforma utilizando o CNPJ Fundo e o CODIGO DO CLIENTE como chave única por arquivo

    N

    Arquivo Carta Administrador


    Campo

    Formato

    Descrição

    Obrigatório

    PROTOCOLO

    String (12) Hexadecimal (A-Z,0-9)

    Código identificação da Operação de Portabilidade gerado pela Plataforma utilizando o CNPJ Fundo e o CODIGO DO CLIENTE como chave única por arquivo

    S

    CONTA CEDENTE

    String (20)

    Identificação do Investidor no Distribuidor Cedente

    S

    CONTA ADM CEDENTE

    String (20)

    Código do investidor no Administrador - Cedente

    S

    CONTA CESSIONARIO

    String (20)

    Identificação do Investidor no Distribuidor Cessionário

    S

    CONTA ADM CESSIONARIO

    String (20)

    Código do Investidor no Administrador - Cessionário

    S

    CNPJ FUNDO

    String (14)

    CNPJ do Fundo

    S

    CNPJ DISTRIBUIDOR CEDENTE

    String (14)

    CNPJ do Distribuidor Cedente

    S

    QTDE COTAS

    Decimal (8)

    Quantidade de cotas preenchida pelo Administrador ao fazer o Upload da Carta (resposta da Carta para a Plataforma)

    N - Preenchido somente pelo Administrador

    DATA COTA

    Date
    DD/MM/AAAA

    Data da cota da posição preenchida pelo Administrador ao fazer o Upload da Carta (resposta da Carta para a Plataforma)

    N - Preenchido somente pelo Administrador

    STATUS

    Texto (20)

    APROVADA
    REJEITADA

    S

    MOTIVO

    String (2)

    Motivo pelo qual o Cessionário ou o Administrador não aceitou a Portabilidade

    Obrigatório se status = REJEITADA

    CNPJ DISTRIBUIDOR CESSIONARIO

    String (14)

    CNPJ do Distribuidor Cessionário

    S

    MODALIDADE

    String (20)

    PCO_PCO
    PCO_DIRETO
    DIRETO_PCO
    DIRETO_DIRETO

    S

    DATA_HORA SOLICITACAO CESSIONARIO

    Datetime
    DD/MM/AAAA HH:MM:SS

    Data/Hora em que o Cessionário faz o upload do arquivo Carta Admin
    Preenchido pela Plataforma

    N - Preenchido automaticamente

    DATA_HORA FINALIZACAO

    Datetime
    DD/MM/AAAA HH:MM:SS

    Data/Hora em que o Administrador faz o upload do arquivo Carta Admin
    Preenchido pela Plataforma

    N - Preenchido automaticamente

    Formato/Padrão dos Arquivos


    • Datas: dd/mm/aaaa
    • Data/Hora: dd/mm/aaaa hh:mm:ss
    • Separador de casas decimais é “.” (ponto)
    • Posição com 8 casas decimais
    • Separador de milhar é “,” (vírgula)
    • As colunas são separadas por “;” (ponto e vírgula)

    Domínios


    Status

    APROVADA

    REJEITADA

    Modalidade

    PCO_PCO

    PCO_DIRETO

    DIRETO_PCO

    DIRETO_DIRETO

    Tipo Movimentação

    APLICACAO

    RESGATE_PARCIAL

    RESGATE_TOTAL

    RESGATE_COTAS

    RESGATE_IR

    PENALTY

    RESGATE_BRUTO

    RESGATE_LÍQUIDO



    Motivos de Rejeição


    Código

    Motivos de Rejeição

    01

    Administrador não possui vínculo com o Fundo informado

    02

    Bloqueio Garantia

    03

    Bloqueio Judicial

    04

    Cessionário não cadastrado na Plataforma

    05

    Cessionário não possui vínculo com o Administrador do Fundo

    06

    CNPJ Cedente Inválido

    07

    CNPJ Cedente não cadastrado na Plataforma

    08

    CNPJ Cedente não Informado

    09

    CNPJ Cessionário Inválido

    10

    CNPJ Cessionário não cadastrado na Plataforma

    11

    CNPJ Cessionário não Informado

    12

    CNPJ Distribuidor Cessionário Inválido

    13

    CNPJ Fundo inválido

    14

    CNPJ Fundo Não Informado

    15

    Código da Ordem não informado

    16

    Código Sinacor não informado

    17

    Conta Investidor Cedente inexistente

    18

    Conta Investidor Cedente não informada

    19

    Conta Investidor Cedente x CPF x Nome – inválido

    20

    Conta Investidor Cessionário inexistente

    21

    Conta Investidor Cessionário não informada

    22

    Conta Investidor Cessionário x CPF x Nome inválido

    23

    CPF/CNPJ Investidor inválido

    24

    CPF/CNPJ Investidor não informado

    25

    Data Cota Inválida

    26

    Data Cota não informada

    27

    Data Movimentação Inválida

    28

    Data Posição Inválida

    29

    Data Posição não informada

    30

    Data Recebimento Solicitação – Cedente Inválida

    31

    Data Recebimento Solicitação – Cedente Não informada

    32

    Data Último Resgate Invalida

    33

    Distribuidor Cedente não informado

    34

    Distribuidor Cessionário Inexistente

    35

    Fundo com Movimentação e Posição, porém sem Solicitação de Portabilidade (*)

    36

    Fundo não distribuído pelo Cedente

    37

    Fundo não distribuído pelo Cessionário

    38

    Fundo não cadastrado na Plataforma

    39

    Fundo não consta na Solicitação de Portabilidade

    40

    Fundo não distribuído pelo Cedente

    41

    Fundo não distribuído pelo Cessionário

    42

    Fundo não informado

    43

    Fundo não negociado pelo Cedente

    44

    Fundo não negociado pelo Cessionário

    45

    Idade Nota Inválida

    46

    Informações de Movimentação não aceita

    47

    Informações de Posição não aceita

    48

    Investidor com resgate em trânsito

    49

    Investidor não aceito pelo Administrador

    50

    Investidor não cadastrado no Administrador

    51

    Investidor não tem conta no Cessionário

    52

    Investidor sem posição - origem

    53

    Investidor sem posição no Fundo solicitado

    54

    Modalidade Inválida

    55

    Modalidade não informada

    56

    Motivo Inválido

    57

    Movimentação informada. sem correspondência no arquivo de Posição

    58

    Nome Investidor não informado

    59

    Nota (Número Certificado) não informado

    60

    PCO De não informado

    61

    PCO Para não informado

    62

    Posição informada. sem correspondência no arquivo de Movimentação

    63

    Prazo para atender a solicitação de Portabilidade expirado

    64

    Qtde Cotas não informada

    65

    Razão Social Fundo não informado

    66

    Solicitação de Portabilidade sem informações de Posição e Movimentação

    67

    Status Admin inválido

    68

    Status Admin não informado

    69

    Status Cedente Inválido

    70

    Status Cedente não informado

    71

    Status Cessionário Inválido

    72

    Status Cessionário não informado

    73

    Tipo Movimentação Inválida

    74

    Tipo Movimentação não informado

    75

    Transferência não é da mesma titularidade

    76

    Valor Aplicação Original Inválido

    77

    Valor Bruno não informado

    78

    Valor Cota não informado

    79

    Valor Cota Último Resgate IR Inválido

    80

    Valor IOF não informado

    81

    Valor IR não informado

    82

    Valor Líquido Inválido


    Motivos de Rejeição por ator


    Cod

    Motivo Rejeição

    Ator

    01

    Administrador não possui vínculo com o Fundo informado

    Administrador

    13

    CNPJ Fundo inválido

    Administrador

    42

    Fundo não informado

    Administrador

    43

    Fundo não negociado pelo Cedente

    Administrador

    44

    Fundo não negociado pelo Cessionário

    Administrador

    48

    Investidor com resgate em trânsito

    Administrador

    49

    Investidor não aceito pelo Administrador

    Administrador

    50

    Investidor não cadastrado no Administrador

    Administrador

    52

    Investidor sem posição - origem

    Administrador

    60

    PCO De não informado

    Administrador

    61

    PCO Para não informado

    Administrador

    02

    Bloqueio Garantia

    Distribuidor Cedente

    03

    Bloqueio Judicial

    Distribuidor Cedente

    12

    CNPJ Distribuidor Cessionário Inválido

    Distribuidor Cedente

    13

    CNPJ Fundo inválido

    Distribuidor Cedente

    14

    CNPJ Fundo Não Informado

    Distribuidor Cedente

    17

    Conta Investidor Cedente inexistente

    Distribuidor Cedente

    19

    Conta Investidor Cedente x CPF x Nome – inválido

    Distribuidor Cedente

    34

    Distribuidor Cessionário Inexistente

    Distribuidor Cedente

    48

    Investidor com resgate em Trânsito

    Distribuidor Cedente

    53

    Investidor sem posição no Fundo solicitado

    Distribuidor Cedente

    75

    Transferência não é da mesma titularidade

    Distribuidor Cedente

    05

    Cessionário não possui vínculo com o Administrador do Fundo

    Distribuidor Cessionário

    20

    Conta Investidor Cessionário inexistente

    Distribuidor Cessionário

    22

    Conta Investidor Cessionário x CPF x Nome inválido

    Distribuidor Cessionário

    44

    Fundo não negociado pelo Cessionário

    Distribuidor Cessionário

    46

    Informações de Movimentação não aceita

    Distribuidor Cessionário

    47

    Informações de Posição não aceita

    Distribuidor Cessionário

    51

    Investidor não tem conta no Cessionário

    Distribuidor Cessionário

    75

    Transferência não é da mesma titularidade

    Distribuidor Cessionário

    05

    Cessionário não possui vínculo com o Administrador do Fundo

    RTM - Carta Administrador

    06

    CNPJ Cedente Inválido

    RTM - Carta Administrador

    07

    CNPJ Cedente não cadastrado na Plataforma

    RTM - Carta Administrador

    08

    CNPJ Cedente não Informado

    RTM - Carta Administrador

    09

    CNPJ Cessionário Inválido

    RTM - Carta Administrador

    10

    CNPJ Cessionário não cadastrado na Plataforma

    RTM - Carta Administrador

    11

    CNPJ Cessionário não Informado

    RTM - Carta Administrador

    13

    CNPJ Fundo inválido

    RTM - Carta Administrador

    14

    CNPJ Fundo Não Informado

    RTM - Carta Administrador

    18

    Conta Investidor Cedente não informada

    RTM - Carta Administrador

    21

    Conta Investidor Cessionário não informada

    RTM - Carta Administrador

    38

    Fundo não cadastrado na Plataforma

    RTM - Carta Administrador

    43

    Fundo não negociado pelo Cedente

    RTM - Carta Administrador

    44

    Fundo não negociado pelo Cessionário

    RTM - Carta Administrador

    54

    Modalidade Inválida

    RTM - Carta Administrador

    55

    Modalidade não informada

    RTM - Carta Administrador

    60

    PCO De não informado

    RTM - Carta Administrador

    61

    PCO Para não informado

    RTM - Carta Administrador

    63

    Prazo para atender a solicitação de Portabilidade expirado

    RTM - Carta Administrador

    04

    Cessionário não cadastrado na Plataforma

    RTM - Arquivos Posição e Movimentação

    05

    Cessionário não possui vínculo com o Administrador do Fundo

    RTM - Arquivos Posição e Movimentação

    09

    CNPJ Cessionário Inválido

    RTM - Arquivos Posição e Movimentação

    11

    CNPJ Cessionário não Informado

    RTM - Arquivos Posição e Movimentação

    13

    CNPJ Fundo inválido

    RTM - Arquivos Posição e Movimentação

    14

    CNPJ Fundo Não Informado

    RTM - Arquivos Posição e Movimentação

    15

    Código da Ordem não informado

    RTM - Arquivos Posição e Movimentação

    16

    Código Sinacor não informado

    RTM - Arquivos Posição e Movimentação

    23

    CPF/CNPJ Investidor inválido

    RTM - Arquivos Posição e Movimentação

    24

    CPF/CNPJ Investidor não informado

    RTM - Arquivos Posição e Movimentação

    27

    Data Movimentação Inválida

    RTM - Arquivos Posição e Movimentação

    28

    Data Posição Inválida

    RTM - Arquivos Posição e Movimentação

    29

    Data Posição não informada

    RTM - Arquivos Posição e Movimentação

    32

    Data Último Resgate Invalida

    RTM - Arquivos Posição e Movimentação

    33

    Distribuidor Cedente não informado

    RTM - Arquivos Posição e Movimentação

    38

    Fundo não cadastrado na Plataforma

    RTM - Arquivos Posição e Movimentação

    39

    Fundo não consta na Solicitação de Portabilidade

    RTM - Arquivos Posição e Movimentação

    43

    Fundo não negociado pelo Cedente

    RTM - Arquivos Posição e Movimentação

    44

    Fundo não negociado pelo Cessionário

    RTM - Arquivos Posição e Movimentação

    45

    Idade Nota Inválida

    RTM - Arquivos Posição e Movimentação

    57

    Movimentação informada. sem correspondência no arquivo de Posição

    RTM - Arquivos Posição e Movimentação

    58

    Nome Investidor não informado

    RTM - Arquivos Posição e Movimentação

    59

    Nota (Número Certificado) não informado

    RTM - Arquivos Posição e Movimentação

    60

    PCO De não informado

    RTM - Arquivos Posição e Movimentação

    62

    Posição informada. sem correspondência no arquivo de Movimentação

    RTM - Arquivos Posição e Movimentação

    64

    Qtde Cotas não informada

    RTM - Arquivos Posição e Movimentação

    65

    Razão Social Fundo não informado

    RTM - Arquivos Posição e Movimentação

    73

    Tipo Movimentação Inválida

    RTM - Arquivos Posição e Movimentação

    74

    Tipo Movimentação não informado

    RTM - Arquivos Posição e Movimentação

    76

    Valor Aplicação Original Inválido

    RTM - Arquivos Posição e Movimentação

    77

    Valor Bruno não informado

    RTM - Arquivos Posição e Movimentação

    78

    Valor Cota não informado

    RTM - Arquivos Posição e Movimentação

    79

    Valor Cota Último Resgate IR Inválido

    RTM - Arquivos Posição e Movimentação

    80

    Valor IOF não informado

    RTM - Arquivos Posição e Movimentação

    81

    Valor IR não informado

    RTM - Arquivos Posição e Movimentação

    82

    Valor Líquido Inválido

    RTM - Arquivos Posição e Movimentação

    05

    Cessionário não possui vínculo com o Administrador do Fundo

    RTM - resposta Carta Administrador

    06

    CNPJ Cedente Inválido

    RTM - resposta Carta Administrador

    07

    CNPJ Cedente não cadastrado na Plataforma

    RTM - resposta Carta Administrador

    08

    CNPJ Cedente não Informado

    RTM - resposta Carta Administrador

    09

    CNPJ Cessionário Inválido

    RTM - resposta Carta Administrador

    10

    CNPJ Cessionário não cadastrado na Plataforma

    RTM - resposta Carta Administrador

    11

    CNPJ Cessionário não Informado

    RTM - resposta Carta Administrador

    13

    CNPJ Fundo inválido

    RTM - resposta Carta Administrador

    14

    CNPJ Fundo Não Informado

    RTM - resposta Carta Administrador

    18

    Conta Investidor Cedente não informada

    RTM - resposta Carta Administrador

    21

    Conta Investidor Cessionário não informada

    RTM - resposta Carta Administrador

    25

    Data Cota Inválida

    RTM - resposta Carta Administrador

    26

    Data Cota não informada

    RTM - resposta Carta Administrador

    36

    Fundo não distribuído pelo Cedente

    RTM - resposta Carta Administrador

    37

    Fundo não distribuído pelo Cessionário

    RTM - resposta Carta Administrador

    38

    Fundo não cadastrado na Plataforma

    RTM - resposta Carta Administrador

    54

    Modalidade Inválida

    RTM - resposta Carta Administrador

    55

    Modalidade não informada

    RTM - resposta Carta Administrador

    56

    Motivo Inválido

    RTM - resposta Carta Administrador

    60

    PCO De não informado

    RTM - resposta Carta Administrador

    61

    PCO Para não informado

    RTM - resposta Carta Administrador

    64

    Qtde Cotas não informada

    RTM - resposta Carta Administrador

    67

    Status Admin inválido

    RTM - resposta Carta Administrador

    68

    Status Admin não informado

    RTM - resposta Carta Administrador

    04

    Cessionário não cadastrado na Plataforma

    RTM - Solicitação Portabilidade

    05

    Cessionário não possui vínculo com o Administrador do Fundo

    RTM - Solicitação Portabilidade

    09

    CNPJ Cessionário Inválido

    RTM - Solicitação Portabilidade

    11

    CNPJ Cessionário não Informado

    RTM - Solicitação Portabilidade

    13

    CNPJ Fundo inválido

    RTM - Solicitação Portabilidade

    14

    CNPJ Fundo Não Informado

    RTM - Solicitação Portabilidade

    18

    Conta Investidor Cedente não informada

    RTM - Solicitação Portabilidade

    21

    Conta Investidor Cessionário não informada

    RTM - Solicitação Portabilidade

    30

    Data Recebimento Solicitação – Cedente Inválida

    RTM - Solicitação Portabilidade

    31

    Data Recebimento Solicitação – Cedente Não informada

    RTM - Solicitação Portabilidade

    35

    Fundo com Movimentação e Posição, porém sem Solicitação de Portabilidade (*)

    RTM - Solicitação Portabilidade

    38

    Fundo não cadastrado na Plataforma

    RTM - Solicitação Portabilidade

    40

    Fundo não distribuído pelo Cedente

    RTM - Solicitação Portabilidade

    41

    Fundo não distribuído pelo Cessionário

    RTM - Solicitação Portabilidade

    54

    Modalidade Inválida

    RTM - Solicitação Portabilidade

    55

    Modalidade não informada

    RTM - Solicitação Portabilidade

    56

    Motivo Inválido

    RTM - Solicitação Portabilidade

    66

    Solicitação de Portabilidade sem informações de Posição e Movimentação

    RTM - Solicitação Portabilidade

    69

    Status Cedente Inválido

    RTM - Solicitação Portabilidade

    70

    Status Cedente não informado

    RTM - Solicitação Portabilidade

    04

    Cessionário não cadastrado na Plataforma

    RTM - Solicitação Portabilidade – resposta cessionário ao cedente

    05

    Cessionário não possui vínculo com o Administrador do Fundo

    RTM - Solicitação Portabilidade – resposta cessionário ao cedente

    09

    CNPJ Cessionário Inválido

    RTM - Solicitação Portabilidade – resposta cessionário ao cedente

    11

    CNPJ Cessionário não Informado

    RTM - Solicitação Portabilidade – resposta cessionário ao cedente

    13

    CNPJ Fundo inválido

    RTM - Solicitação Portabilidade – resposta cessionário ao cedente

    14

    CNPJ Fundo Não Informado

    RTM - Solicitação Portabilidade – resposta cessionário ao cedente

    18

    Conta Investidor Cedente não informada

    RTM - Solicitação Portabilidade – resposta cessionário ao cedente

    21

    Conta Investidor Cessionário não informada

    RTM - Solicitação Portabilidade – resposta cessionário ao cedente

    30

    Data Recebimento Solicitação – Cedente Inválida

    RTM - Solicitação Portabilidade – resposta cessionário ao cedente

    31

    Data Recebimento Solicitação – Cedente Não informada

    RTM - Solicitação Portabilidade – resposta cessionário ao cedente

    38

    Fundo não cadastrado na Plataforma

    RTM - Solicitação Portabilidade – resposta cessionário ao cedente

    40

    Fundo não distribuído pelo Cedente

    RTM - Solicitação Portabilidade – resposta cessionário ao cedente

    41

    Fundo não distribuído pelo Cessionário

    RTM - Solicitação Portabilidade – resposta cessionário ao cedente

    54

    Modalidade Inválida

    RTM - Solicitação Portabilidade – resposta cessionário ao cedente

    55

    Modalidade não informada

    RTM - Solicitação Portabilidade – resposta cessionário ao cedente

    56

    Motivo Inválido

    RTM - Solicitação Portabilidade – resposta cessionário ao cedente

    71

    Status Cessionário Inválido

    RTM - Solicitação Portabilidade – resposta cessionário ao cedente

    72

    Status Cessionário não informado

    RTM - Solicitação Portabilidade – resposta cessionário ao cedente

    15 – Integração APIs - Swaggers & Postman Collections

    Links para acesso aos Swaggers OAS 3.0:



    Clique aqui para baixar a coleção Postman para integração com as APIs HUB Fundos.

    16 – Material Workshops

    Link para download do material dos seguintes Workshops:


    17 – Liberação de domínios - Piloto (CERTIFICAÇÃO)

    Caso seja necessário, seguem os domínios a serem liberados pela instituição usuária:


    • https://hub-cert-hubfundos.rtm.net.br/auth
    • https://hub-cert-hubfundos.rtm.net.br/info
    • https://hub-cert-hubfundos.rtm.net.br/orders
    • https://hub-cert-hubfundos.rtm.net.br/participants
    • https://hub-cert-hubfundos.rtm.net.br/portability
    • https://hub-cert-hubfundos.rtm.net.br/settlement
    • https://hub-cert-hubfundos.rtm.net.br/webhook


    As aplicações utilizam a seguinte porta: 443.